quinta-feira, 25 de junho de 2009

"As 5 Portas da Leitura: Promoção do Livro e da Leitura"

No dia 9 de Junho concretizou-se o Jantar Queirosiano, última actividade do Projecto "As 5 Portas da Leitura: Promoção do Livro e da Leitura". Foi espectacular!... Foi um encerramento do primeiro ano de desenvolvimento do Projecto que, para sempre, ficará na memória de todos aqueles que nele participaram, pais/encarregados de educação, alunos, professores e outros membros da comunidade senense.
E como se tratava do terminus de uma etapa, apresentámos um texto de reflexão de todo o trabalho desenvolvido e que aqui publicamos.
“A leitura é um bem essencial.”
“A leitura proporciona-nos viagens no tempo e no espaço; permite-nos sonhar outras vidas, outras culturas, outros mundos.”
“Sonhar, inventar, mentir e criar são palavras intrinsecamente ligadas à leitura. O sonho resulta de todos os estímulos que são oferecidos pela leitura; a invenção é a resposta inteligente que advém depois de ouvirmos um bom contador/leitor; a mentira é acreditar que o sonho se concretiza; a criação é a característica humana que nos lembra que existe uma criança dentro de nós.”
“Ler é um prazer que deve ser cultivado.”

Nada melhor do que iniciar a nossa reflexão com algumas frases soltas que constam da introdução deste nosso projecto “As 5 Portas da Leitura…”
No início deste ano lectivo, perante a ambiciosa proposta das professoras, encarámos este desafio com alguma desconfiança, talvez até um pouco por preguiça, pois adivinhava-se, desde logo, um projecto bastante trabalhoso, onde tínhamos que concentrar grande parte dos nossos esforços... Mas com o tempo fomo-nos habituando e adaptando a todas as novidades que este projecto nos proporcionaria ao longo do ano... é como diz o poeta “Primeiro estranha-se, depois entranha-se”!
Foi assim mesmo que aconteceu connosco: no início, achámos que era algo que só nos ia trazer mais trabalho, que nos ia roubar tempo... Mas não foi isso que aconteceu... Porque ao longo do ano, constatámos que este era um projecto que iria fazer de nós pessoas mais ricas, mais cultas e mais participativas na dinamização do mundo escolar... No entanto, o mais cativante foi poder viajar e recriar os ambientes de todas as obras e autores que íamos estudando...
Foi mágico poder sonhar com os peixes e os sermões, foi fantástica a mentira envolvente em Frei Luís de Sousa, foi fascinante inventar o nosso interior através da poesia de Cesário Verde e é com a criação deste jantar queirosiano d´”Os Maias” que um longo ano vai culminar… Um ano cheio das mais diversas actividades desde palestras, visionamento de filmes enquadrados na temática do projecto, situações dramáticas, debates, etc., muitas das quais tiveram lugar de destaque no blogue da nossa turma, 11.ºD, cujo endereço é http://leiturasereflexoes2.blogspot.com/ e no blogue da professora Manuela Silva, http://novosnavegantes.blogs.sapo.pt/, que vos convidamos desde já a visitar.

Mas todos estes momentos, que nos fizeram sonhar, mentir, criar e inventar, só foram possíveis graças a algumas pessoas que se empenharam simpaticamente em algumas actividades do projecto... A saber:

A professora Conceição Saraiva pela preciosa ajuda nas palestras da contextualização histórica das obras que estudámos;

A professora Cândida Perpétua por ter ajudado na compreensão da famosa educação inglesa;

As professoras de Geografia Mª dos Anjos Poeira e Lúcia Leitão pela palestra dicotomia Cidade/Campo, uma das temáticas da poesia de Cesário Verde;

A professora de Educação Física Teresa Pereira por ter ao longo deste 3º período ensaiado a turma do 11º A, para hoje brilhar com uma dança da época;

A todos os dinamizadores externos à escola que nas mais variadas temáticas enriqueceram este projecto com os seus sábios conhecimentos;

A Companhia Casa dos Afectos que nos presenteou com representações do “Sermão de Santo António aos Peixes” e da obra “Frei Luís de Sousa”;

Todos os Encarregados de Educação que nos acompanharam no dia-a-dia durante a realização deste projecto, especialmente aqueles que mais directamente participaram nele, concretamente o fotógrafo João Soares e a pintora Tânia Antimonova pela recheada palestra observação /captação do real;

A Cheila Cruz que aceitou o nosso convite para cantar no jantar;

O Professor Luís Pinto, pela ajuda nas questões informáticas;

A Biblioteca Municipal, por colaborar sempre nas actividades relacionadas com o projecto;

A Escola Dr. Guilherme Correia de Carvalho, por se mostrar sempre disponível para nos ajudar;

O Dr. Fernando, por nos ter ajudado a tornar esta noite ainda mais brilhante;

E porque os últimos são sempre os primeiros, as docentes envolvidas no projecto: Elisa Branquinho, Rosa Isabel Martins, Ana Macedo e, muito especialmente, a professora Manuela Silva que, muitas vezes, foi o “motor” de inovação e criatividade deste projecto, partilhando sempre as suas ideias e dinamizando de forma muito entusiástica este grupo de trabalho, tornando, assim, este projecto vencedor da Candidatura de Mérito 2009, atribuída pela Rede de Bibliotecas Escolares, e viabilizando a continuação do mesmo para o próximo ano lectivo...

Um muito obrigada a todos os mencionados e a todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram para a realização deste projecto.

Fazendo um balanço deste projecto que nos acompanhou durante este ano, e não querendo ser repetitivas, dizemos que foi para nós bastante positivo e enriquecedor, pois proporcionou-nos a aquisição de todos os conteúdos obrigatórios do programa de Português do 11º ano, mas de uma forma muito mais descontraída e marcante... Sabemos que as coisas só ganham sentido quando realmente nos esforçamos para as concretizar e é por isso que este jantar é uma grande vitória para todos os envolvidos e, sem dúvida, a melhor forma de finalizar este ano lectivo. Esperamos (e conhecendo a nossa professora de Português, Manuela Silva, é quase uma certeza) que este tipo de projectos continue a ser desenvolvido e a fomentar nos alunos o gosto pela leitura e a certeza de que esta é uma actividade dinâmica, que mexe com todos os nossos sentidos e nos ajuda a crescer como pessoas.

Que a leitura se torne para cada um de nós um hobby prazeroso que nos permite sonhar, criar, mentir, inventar e despolete, em nós, novos e diferentes sentimentos. Que a leitura seja, para todos, mais do que um simples passatempo, mas uma busca por novos mundos. Que cada obra seja uma aventura, uma história para ver, ouvir, cheirar, tactear, saborear, enfim, sentir.

Um grande bem-haja a todos pela vossa presença aqui hoje e principalmente, às professoras Elisa Branquinho, Rosa Isabel Martins, Ana Macedo e Manuela Silva, por nos proporcionarem esta memorável experiência!
Cátia Soares & Ana Morais

1 comentário:

  1. Olá!
    Adorei o texto! Adorei o Jantar! Adorei a vossa prestação, a vossa postura!
    A Maria Eduarda esteve irrepreensível!
    O Carlos da Maia esteve 5 estrelas!
    Todos vós estivesteis muito bem nas personagens que representaram.

    Parabéns a todos.
    Até para o ano
    Beijinhos

    ResponderEliminar