sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O Modernismo nas Artes e na Literatura Portuguesa

No dia seis de Janeiro de 2010, quarta-feira, 8h e 30 minutos, a turma D do 12º ano esteve presente no auditório da Escola Secundária de Seia, para assistir a uma palestra intitulada “O Modernismo nas Artes e na Literatura Portuguesa”, dinamizada pelas docentes Conceição Saraiva, a representar a disciplina de História A, e Manuela Silva, de Português.
Esta palestra tinha como grande objectivo dar por concluído o estudo do Modernismo, que já havia sido abordado nas aulas das duas disciplinas, pois está intimamente relacionado com a temática Pessoana, integrando-se assim no Projecto, do qual nos orgulhamos: Ideias com mérito.
A palestra iniciou-se com a introdução do conceito de Modernismo, pela professora Conceição Saraiva que também nos apresentou figuras emblemáticas deste movimento nas artes, nomeadamente arquitectura, pintura, escultura... Assim, registamos nomes como Almada Negreiros, Amadeo de Souza Cardoso, Santa Rita Pintor, entre outros que se destacaram neste movimento que veio chocar a cultura portuguesa. Quando nos eram referidos estes nomes, era-nos mostrado parte do espólio dos mesmos.
Após esta extensa apresentação referente à arte, seguiu-se a vez da Literatura, que nos foi dada pela professora Manuela Silva que se centrou sobretudo em Fernando Pessoa, figura incontornável do Modernismo nacional, nome precursor da escrita modernista. Tendo sido referenciadas as revistas “Orpheu”, “A Presença”, “Portugal Futurista”, fulcrais para a difusão deste movimento, onde todos os nomes que já referimos ao longo do texto foram grandes contribuidores.
Assim, após este momento, já se aproximava o horário de saído e concluímos a palestra, de forma bem animada, repleta de humor, através do Manifesto Anti Dantas, escrito por Almada Negreiros, que representa na perfeição todo o conceito e a importância que o movimento modernista teve na sociedade portuguesa do séc. XX.
Foi, assim, para todos os alunos um momento muito enriquecedor e positivo, visto que consolidámos de forma positiva todo o estudo do Modernismo.


O DANTAS PESCA TANTO DE POESIA QUE ATÉ FAZ SONETOS COM
LIGAS DE DUQUEZAS!
O DANTAS É UM HABILIDOSO!
O DANTAS VESTE-SE MAL!
O DANTAS USA CEROULAS DE MALHA!
O DANTAS ESPECÚLA E INÓCULA OS CONCUBINOS!
O DANTAS É DANTAS!
MORRA O DANTAS, MORRA! PIM!



Ana Morais, n. 3; Mariana Dias, n. 15 e Patrícia Cruz, n. 17, 12º D

Sem comentários:

Enviar um comentário