sábado, 27 de fevereiro de 2010

Os Descobrimentos, sua importância para a evolução das ciências

No dia 27 de Janeiro, pelas 8:30h, realizou-se, no auditório da Escola Secundária de Seia, a palestra “Os Descobrimentos, sua importância para a evolução das ciências”, organizada pela Biblioteca Escolar, no âmbito do Projecto de Mérito “As 5 Portas da Leitura: Promoção do Livro e da Leitura”, dinamizada pelo Grupo I da Área de Projecto do 12º D e a docente de História Conceição Saraiva.
Esta actividade inseriu-se no estudo de “Os Lusíadas” de Luís de Camões e a “Mensagem” de Fernando Pessoa, obras que cantam os feitos magníficos e ilustres de uma época em que Portugal descobriu novos mundos, começando, assim, a globalização. Como na disciplina de História este tema também é estudado por esta turma do Curso de Línguas e Humanidades, recorreu-se à docente da disciplina para abordar alguns aspectos da ciência que evoluíram graças à existência dos Descobrimentos. A Área de Projecto do 12º D tem como tema “Ser Português… Portugal no Mundo” e o Grupo I como subtema a “Contextualização Histórica”, onde também abordavam a temática proposta para a palestra, por isso foram convidados para a dinamização da mesma.
Nesta actividade estiveram presentes alunos das turmas C, E, F e G do 12º ano.
O Grupo de Trabalho da Área de Projecto abordou, na sua apresentação, a importância dos Descobrimentos em algumas ciências, como a cartografia – sua evolução desde a antiguidade até à época dos Descobrimentos -, a geografia, a medicina, a botânica, entre outras. A docente de História falou acerca da evolução da ciência náutica, da matemática e de várias espécies vegetais e animais que passaram a ser conhecidas com este feito do povo português. A actividade terminou com a leitura de duas estâncias de “Os Lusíadas” relativas às novas descobertas.
Foi uma actividade muito interessante e elucidativa que nos mostrou o quanto os Descobrimentos contribuíram para a evolução da humanidade com o conhecimento de novas terras e novas gentes, espécies desconhecidas e culturas diferentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário