domingo, 15 de março de 2009

"Chocolate" de Joanne Harris



A obra “Chocolate”, de Joanne Harris, é um romance com sabor a chocolate recheado de sabores e afectos, que prende da primeira à última página.
A obra relata a maravilhosa história de Vianne Rocher e a sua filha Anouk, viajantes do mundo, que agora querem abrir um negócio aromático e desejoso, na pequena aldeia de Lansquenet-sur-Tannes. Mas elas vão se confrontar com vários obstáculos, sendo o maior problema a igreja!
Este livro foi dos melhores que eu já li até agora, porque a autora descreve o livro de uma maneira muito minuciosa, tão sublime, quase perfeita, é como se sentisse o cheiro e saboreasse os diferentes tipos de iguarias que na obra retrata, só faltava as páginas serem de chocolate.
Apreciei a linguagem utilizada, embora houvesse algumas palavras um pouco incompreensíveis. A autora utiliza um vocabulário muito complexo sendo por vezes difícil a leitura.
Durante a leitura do livro apercebi-me que a autora desenvolve uma arte: a de fazer as pessoas felizes através da química do chocolate e do poder da palavra.
A leitura deste livro despertou-me vários sentimentos (alegria, frustração, raiva, medo…), fez-me reflectir que uma pessoa nunca pode desistir dos seus objectivos, mesmo que muitos obstáculos se atravessem no nosso caminho. Agir com perseverança e coragem é o bastante para atingirmos os nossos fins.
A frase que gostei mais do livro foi: “Felicidade. Tão simples como um copo de chocolate, tão tortuosa como o coração. Amarga. Doce. Viva.” Esta frase trouxe-me um sentimento muito forte, porque a vida está repleta de bons e maus momentos, assim a autora compara o chocolate com a vida.

João Garcia nº9 11ºD

1 comentário:

  1. Gostei muito : )
    Podes.me dizer em que página está a frase que mais gostaste?

    ResponderEliminar