domingo, 15 de março de 2009

Oficina "Orquestra de Palavras - Sermão de Santo António aos Peixes"



O projecto “As 5 portas da Leitura: Promoção do Livro e da Leitura”, criado pela professora de Português Manuela Silva, tem como objectivo incentivar a leitura, principalmente, por parte dos jovens, mostrando que esta é mais do que um bem essencial, é um dever, uma necessidade, um direito que devia ser de todos nós, na medida em que é ela que nos proporciona os recursos necessários para conhecer o que nos rodeia e para nos descobrir a nós mesmos.
O projecto apresenta-se como um desafio ambicioso que nos leva a percepcionar as palavras através das 5 portas, ou seja, os 5 sentidos. Ao longo do ano lectivo, várias actividades vão ser desenvolvidas neste sentido, de modo a promover a leitura e a permitir ao jovem saborear as palavras, observar as palavras, ouvir as palavras, cheirar as palavras, tocar as palavras e, mais que isso, deixar que elas nos toquem a nós.
No âmbito deste projecto, nos dias 20 e 21 de Outubro, as turmas A, D e I do 11º ano da Escola Secundária de Seia participaram na oficina dinamizada por Paulo Condessa.
Esta primeira oficina, sem grandes objectivos educativos, foi necessária para nos estimular à percepção dos sentidos que as palavras nos despertam.
Denominada “Oficina – Orquestra de Palavras – Sermão do Padre António Vieira aos Peixes”, a actividade levou-nos a descobrir diferentes significados das palavras, explorando-as com os nossos 5 sentidos.
A oficina teve duas sessões, onde as turmas estavam divididas. Ambas as se iniciaram com uma visita ao interior da nossa mente, acompanhada por uma sonoridade relaxante, um odor intensamente penetrante e um voz tranquilizadora que nos guiava pela nossa imaginação à descoberta de novos mundos guardados no mais íntimo do nosso inconsciente. Mundos nunca dantes visitados e que, surpreendentemente, nos forneciam respostas para questões que nós próprios desconhecíamos, mas que se relacionavam com variados aspectos da nossa vida.
Seguidamente, procedeu-se a um momento de partilha de experiências com o grupo, trabalhando em pares e falando acerca da nossa experiência. A partilha foi-se, aos poucos e poucos, tornando mais complexa, através da adição de gestos e sons à declamação dos textos poéticos . As actividades foram então direccionadas mais directamente ao Sermão de Santo António aos Peixes, do Padre António Vieira, obra que se insere no programa de Português do 11.º ano.
No final de cada sessão, procedeu-se à avaliação das aprendizagens e do significado que esta actividade teve para cada um de nós, bem como da importância que poderá vir a ter na nossa vida.
Para nós, foi uma actividade muito enriquecedora na medida em que nos proporcionou recursos para podermos ser mais felizes, refugiando-nos nos recantos do mais íntimo de cada um de nós.


Ana Morais & Cátia Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário