domingo, 15 de março de 2009

"O Codex 632" de José Rodrigues dos Santos


O livro de José Rodrigues dos Santos, Codex 632, editado em 2005, é uma tese atraente sobre a verdadeira nacionalidade de Cristóvão Colombo. Relacionando, assim, as temáticas dos Descobrimentos e a origem do descobridor da América.
Cristóvão Colombo será genovês, catalão ou português? A acção do livro centra-se na investigação de um experiente investigador que parece chegar à conclusão de que Colombo é mais um descobridor nacional. Esta tese é confirmada com base em documentos históricos e genuínos, que associados a argumentos expostos de um modo evidente pelo autor, facilitam a leitura da obra.
Sendo assim, e apoiando-se em falhas do percurso do navegador cuja missão e identidade geram, ainda, muita duvida e polémica…, o autor vai-nos revelando os vários argumentos (postura, estatuto social/económico, profissão, costumes…) que nunca poderiam dar outra nacionalidade a Colombo senão a portuguesa!
O autor, também, procura desmistificar o porquê de tanta polémica em torno desta questão, tornando, assim, a leitura mais atractiva e clara!
Mas, aliado a esta investigação temos todo um outro enredo associado. Nada mais, nada menos que o desenrolar da vida dos investigadores da tese já referenciada e que tornam a leitura muito mais entusiasmante e empolgante, não sendo tão pesado como os factos e documentos históricos que vão sendo apresentados. Catapultando, assim, o amor, a traição, a tristeza, a família, a morte… Assuntos do nosso quotidiano que nos envolvem de tal maneira, como se nós mesmos entrássemos no papel daqueles personagens. O que significa que está bem conseguido pelo autor!
Gostei imenso de ler este livro, já best-seller e editado em várias línguas, não só porque gosto de história, mas também porque envolve muita mística e polémica que ao mesmo tempo se tornam bastante claras através do desenrolar da acção…


Ana Morais
11ºD N. 3

Sem comentários:

Enviar um comentário