domingo, 15 de março de 2009

Projecto desenvolvido pela nossa turma no ano lectivo 2008-2009


Projecto: “As 5 portas da leitura: promoção do livro e da leitura”


A Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos da Escola Secundária de Seia, com o apoio da Biblioteca Municipal, vai implementar o projecto “As 5 portas da leitura: promoção do livro e da leitura” com o objectivo, entre outros, de contribuir para o desenvolvimento das competências de leitura e de escrita nos jovens, valorizando a literacia como meio fundamental para potenciar o sucesso escolar e promover a inserção sociocultural global.
A leitura é um bem essencial. Não é um luxo, é um dever, uma necessidade básica, um direito elementar, um hábito imprescindível. Ler não é um mero passatempo; é um alimento intelectual, pois através do livro/leitura conhecemos os grandes pensadores e os escritores clássicos; conhecemos os textos sagrados; aprendemos a sonhar outros mundos; aprendemos a descobrir o que nos cerca e a descobrirmo-nos a nós próprios.

A leitura alimenta a nossa congenial fome de imaginação, a nossa necessidade inata de histórias e das emoções correspondentes, pois o homem é um animal simbólico e efabulador por natureza já que tem necessidade de ouvir e de contar histórias, desde o nascimento até à morte.

A leitura proporciona-nos viagens no tempo e no espaço; permite-nos sonhar outras vidas, outras culturas, outros mundos.
A leitura conduz-nos a expressarmo-nos melhor, oralmente e por escrito, para comunicarmos e argumentarmos de forma mais correcta e clara, com maior eficácia e persuasão, para fundamentarmos melhor as nossas ideias e pontos de vista.
A leitura permite-nos descobrir constantemente a expressividade da linguagem, as suas ilimitadas capacidades metafóricas e simbólicas, num processo de auto-alimentação constante: quanto maior é a quantidade de leituras, maior é a capacidade de compreensão e mais apetrechada se mostra a capacidade crítica.
Todos temos no nosso íntimo um leitor oculto que deve ser provocado a revelar-se, incitado de várias formas para que a leitura se torne não só um hábito, mas também um prazer.
A leitura implica a interacção do sujeito com o texto para construir o seu significado; o leitor apropria-se dos textos, dando-lhe um significado que, por vezes, o autor nunca havia imaginado. Ou seja, interpreta à sua maneira, pondo em jogo toda a magia da interpretação. Portanto, a leitura é muito mais do que juntar letras umas às outras e os verdadeiros leitores são aqueles que sonham, ouvem e sentem enquanto lêem.
Sonhar, inventar, mentir e criar são palavras intrinsecamente ligadas à leitura. O sonho resulta de todos os estímulos que são oferecidos pela leitura; a invenção é a resposta inteligente que advém depois de ouvirmos um bom contador/leitor; a mentira é acreditar que o sonho se concretiza; a criação é a característica humana que nos lembra que existe uma criança dentro de nós. Como afirma Mafalda Milhões [2005], “aos olhos das crianças, o sonho acontece, a invenção é uma mentira pequenina e a mentira é uma «coisa» feia, a criação faz parte do dia-a-dia e por isso não é valorizada”.
Estas quatro componentes da leitura, associadas ao afecto, fazem da leitura uma necessidade na vida de qualquer ser humano. Por isso, valorizar o sonho, descodificar as invenções e perceber as mentiras é muito importante, pois vai ser mais fácil perceber as histórias, ouvi-las, contá-las, vê-las, senti-las e tocá-las. Os cinco sentidos devem funcionar de forma permanente na leitura, pois só assim compreendemos as várias sensações ligadas ao texto, os vários sentidos do texto e podemos tirar prazer da leitura.

Este projecto pretende despertar os sentidos adormecidos em cada um de nós e reconduzir-nos ao seu uso pleno para assim usufruirmos das histórias lidas, encontrarmos prazer na leitura e sermos leitores para a vida.
Queremos levar o jovem a sentir a leitura, a conhecer a textura das palavras, os cheiros das palavras, as cores das palavras, as sensações das palavras.
Queremos que o jovem desperte para o prazer de ler e mantenha esse prazer ao longo da sua vida, pois “estimular o prazer de ler é a pedra de toque do esforço pedagógico que procura desenvolver a literacia” [Alçada, s. d.].
Ler é um prazer que deve ser cultivado. O percurso para adquirir esse prazer deve também ser partilhado, pois ler é fazer amor com as palavras. A missão do professor é ser mestre do Kama sutra da leitura, pois a leitura deve ser um acto de prazer e não de imposição ou obrigação.
Este projecto vai ser desenvolvido em três turmas do 11º ano de escolaridade: 1 do Curso de Ciências e Tecnologias (turma A), 1 do Curso de Línguas e Humanidades (turma D) e 1 do Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial (turma I).
Os docentes envolvidos no projecto são Elisa Branquinho, Rosa Isabel Martins, Ana Macedo e Manuela Silva (Coordenadora da BE/CRE).

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